Mostrando postagens com marcador General. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador General. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Apostilas com arquivos de áudio

Eu produzo material para ser usado em aulas de português para estrangeiros, e comecei a incluir arquivos de áudio que gravo com a ajuda de meu marido e filhos. Como todos nós somos fluentes em português isso fica relativamente fácil, mas quando trata-se de gravar áudio para as apostilas de inglês a coisa complica.

Estou procurando parceitos para as gravações, porque é importante para o aluno ter contato com diversas pronúncias, registros de voz e entonações diferentes. Caso você queira participar do projeto, entre em contato comigo para combinar detalhes.

Envie sua mensagem para o endereço de email contato@zailda.com e coloque no campo “assunto” – áudio inglês, dessa forma darei prioridade à sua mensagem em minha caixa de entrada.

Zailda Coirano

Website   Web Rádio   Loja Virtual   Facebook   @inglesdiadema

terça-feira, 6 de março de 2012

Grupo Novo

A novidade é a criação do grupo PowerPoint na escola, que destina-se (como o nome sugere) à troca de arquivos em ppt e pps para usar com os alunos. Mas a grande novidade é que o grupo é para professores de todas as matérias, podemos enviar qualquer tipo de apresentação: explicação, exemplos, jogos, motivacionais, para reuniões, etc. Tudo o que possa ser usado na escola e que tenha objetivos educacionais, motivacionais ou para simples reflexão (relacionados à nossa profissão ou à condição do aluno) poderá ser enviado.

Ao receber os professores podem adaptar para sua matéria e reenviar ao grupo, sempre dando os créditos ao autor, claro.

Se você se interessou e quer fazer parte, visite o blog de apoio aqui e se concordar com as regras peça sua inscrição, usando a caixinha abaixo:

Grupos do Google
Participe do grupo PowerPoint na escola
E-mail:
Visitar este grupo

Zailda Coirano

Nesse artigo você soube da criação do grupo para professores de todas as matérias, destinado à troca de arquivos PowerPoint.

Website   Web Rádio   SOS Idiomas   Blog   Facebook   Twitter

segunda-feira, 5 de março de 2012

Nova apresentação

Uso este blog para compartilhar apostilas que preparo para usar com meus alunos, e como o Blogger não fornece hospedagem de arquivos, desde o começo foi uma luta para encontrar um site confiável e de fácil download.

Até pensei que tinha encontrado, mas com os problemas recentes com os sites de compartilhamento (vejam caso recente do MegaUpload) os inocentes acabam pagando pelos pecadores. Por causa de pessoas que usam os sites de hospedagem e compartilhamento (como 4shared, box, e tantos outros) para distribuir programas e arquivos que não lhes pertencem, quem como eu quer distribuir material que criou e sobre o qual detém os direitos autorais fica prejudicado.

Alguns sites deletaram total ou parcialmente os arquivos que hospedavam, causando a quebra de dezenas de links; outros optaram por continuar fornecendo o serviço de armazenamento, mas sem fornecer os links de compartilhamento.

Estou agora passando as apostilas para o Google Docs, e à medida em que as for colocando lá, irei editando as postagens. A novidade é que com o Google Docs posso também postar – além do link de download – o documento aberto para apreciação, você só baixa se gostar.

Como eu também tenho uma Loja Virtual onde vendo lotes de apostilas, em cada artigo vou colocar também o link para o lote completo, caso se interessem em adquirí-los.

Não deixarei de compartilhar minhas apostilas por aqui porque entendo que é um serviço importante e gratuito que faço com prazer, mas a partir de agora vou postar apenas uma apostila de cada lote. Mesmo assim creio que haverá mais material ainda, e bem mais diversificado, porque depois que comecei a dedicar-me em horário integral à confecção de apostilas comecei a produzir muito mais.

Fazemos então uma troca: quanto mais eu vendo, mais eu produzo; quando mais eu produzo mais posto aqui para baixar gratuitamente, uma mão lava a outra.

Espero com isso estar contribuindo com minha pequena parcela para ajudar os colegas que têm a vida profissional tão atribulada e raramente têm tempo para procurar ou produzir material extra e customizado para melhorar a performance de seus alunos e fornecer-lhes a prática – tão necessária para que o aprendizado se processe.

Zailda Coirano

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Recursos para a sala de aula

grupos int textosProfissionais do ensino, poderíamos dizer que executamos nossa tarefa se o aprendizado não acontece ou só acontece parcialmente?

Ou seria mais ou menos como se um médico - cujo paciente acaba de morrer - dissesse:

- Eu o curei, se ele não sarou é problema dele.

Que técnicas podemos usar para manter os alunos interessados e participando com atenção e interesse das tarefas propostas? Como fazer com que se transformem em agentes do próprio aprendizado?

A apresentação que segue foi preparada para sugerir algumas ideias que talvez sejam úteis para você.

 

rodapé do blog (verde)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

How to improve your English having fun

HOW TO - FUNEssa apostila contém dicas para os alunos praticarem e melhorarem o inglês que aprendem na escola de várias formas divertidas e que não tomam muito tempo, para aqueles que estão cansados de praticar da forma tradicional.

A apresentação e a ideia central dessa apostila são as mesmas das anteriores “How to improve your English listening to songs” e “How to improve your English watching movies”, que você também encontra disponíveis para download e impressão nesse blog.

O professor pode entregar esse guia para os alunos, aproveitar as dicas ou passar o link para os alunos interessados em novas formas de praticar, fugindo dos exercícios escritos e do “decorebas”.

Para baixar ou imprimir clique no título abaixo; se tiver problemas entre em contato comigo.

HOW TO IMPROVE YOUR ENGLISH HAVING FUN (DOWNLOAD)

roxa flores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Publicações de fevereiro

2007_school_escolaDepois de algumas semanas sem publicar nada estou de volta com muitas novidades e apostilas novinhas em folha, e espero que possam ajudar na sua preparação de aula e na prática de seus alunos.

A partir desse mês comecei a publicar as postagens em português porque descobri que a maioria dos meus leitores é mesmo do Brasil. A maioria são professores mas há também alunos que usam as apostilas para estudar por conta própria, portanto na medida do possível estou incluindo as respostas no final do trabalho, assim os alunos poderão checar suas respostas e poupará o trabalho dos colegas, que sei que são tão ocupados quanto eu.

No mês de fevereiro publicarei as apostilas que preparei em janeiro, que são 59, das quais apenas 4 serão publicadas em outros blogs (ESP, Cinema em Classe e Inglês com Música).

No mês de janeiro preparei vários textos pequenos para trabalhar interpretação, mas incluí na maioria deles também vocabulário e gramática. Alguns também contém jogos ou outras atividades sugeridas.

Desde dezembro estou preparando vários layouts com as formas do Word, o que torna as apostilas atrativas sem a necessidade do uso de muitas figuras (clipart) e as torna mais leves em sua versão doc. Depois de convertidas para pdf (que é o formato preferencial para compartilhar aqui no blog) elas ficaram um pouco pesadas porque usei a configuração com maior definição para não diminuir a qualidade das apostilas.

Esses layouts serão compartilhados aqui no blog em breve, assim você poderá baixá-los na versão doc (documento do Word) e inserir seu conteúdo e suas apostilas terão um aspecto bem “profissional” que cativará os alunos. Acredito que os alunos se interessam mais pela atividade se a apostila tiver um desenho atrativo, colorido e agradável. Quem discorda me desculpe, mas a esmagadora maioria dos profissionais especializados na área concorda comigo e minha própria experiência em sala de aula só tem confirmado essa verdade. Apostilas que são simplesmente cópias de colagens de livros contendo partes escritas a mão não estimulam o aluno a trabalhar com elas.

Da mesma forma que a comida, que pode ser deliciosa mas se estiver toda misturada no prato não despertará o apetite nem a vontade de experimentar, precisamos começar a cativar o aluno pelos olhos apresentando uma apostila visualmente agradável e unindo ao recurso visual também a possibilidade de explorá-lo em favor do aprendizado e entendimento dos tópicos ensinados.

Pelo menos 30% dos seres humanso são essencialmente visuais, ou seja, recordam-se do que viram (não necessariamente do que leram), portanto explorando o sentido da visão conseguiremos não só um interesse maior por parte do aluno mas também estaremos ajudando-o a lembrar-se do que foi ensinado ou praticado.

Algumas apostilas têm também uma versão preto & branco incluída, porque sei que a maioria dos colegas trabalha com cópias xerox, e dessa forma a cópia fica com maior qualidade e definição.

Nesse mês escolhi o Google Docs para abrigar as apostilas, já que muitos leitores reclamam que não conseguem fazer o download quando as apostilas estão em outros sites como o 4shared ou o Easyshare. Se a experiência for aprovada continuarei postando no Google Docs nos meses subsequentes, mas para que eu saiba se o resultado é melhor, precisarei da ajuda dos leitores dando sua opinião, postando seus comentários ao final das postagens, e relatando como foi sua experiência ao baixar, imprimir e usar as apostilas em classe. Dando seu testemunho você estará ajudando a melhorar meu trabalho, eu posto apostilas melhores, seu trabalho também fica mais fácil. Uma mão lava outra, você sabe como é…

As apostilas que preparei em dezembro serão publicadas assim que eu terminar de postar as de janeiro, provavelmente no final de fevereiro ou início de março, quando também publicarei as apostilas que preparar em fevereiro.

Assim sendo haverá pelo menos uma publicação diária (ou até mais de uma) durante esse mês. Para manter-se atualizado sobre as publicações siga-me no Twitter (você encontrará o link aqui no blog) ou no Facebook. Outras formas de receber notificações sempre que houver uma publicação são: seguir o blog ou inscrever-se pelo feed. Você encontrará todas essas opções na lateral e no rodapé do blog. Use-as para tornar a navegação mais confortável e o conteúdo mais proveitoso para você.

Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo formulário de contato que você encontrará na página de contato do blog (na parte superior, logo abaixo da cabeceira com o nome do blog).

assinatura rosa

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novidades do blog

Não foi apenas o desenho do blog que mudou, não! Aconteceram outras mudanças e mais estão por vir. A intenção é melhorar o blog, torná-lo fácil de entender e fazer com que todos consigam encontrar o que querem. 

Na barra lateral foi adicionada a caixinha para inscrição para receber o informativo mensal do blog, contendo novidades e postagens mais importantes e comentadas do mês. Para receber o seu, basta clicar em "inscrever-se" na caixinha da barra lateral do blog.

Há outras opções para manter-se em dia com as publicações do blog:

- inscrever-se por email;

- seguir o blog (por email, de seu blog ou conta do twitter - clique em "seguir" pava ver todas as opções;

- cadastrar-se para receber o informativo;

- seguir no twitter.

Haverá mudanças nas categorias do blog para tornar mais fácil para todos encontrarem o que estão procurando, e dessa forma poderem usar os recursos do blog de maneira mais ágil. 

Outros sites para guardar as apostilas e você não terá que ficar esperando alguns minutos para fazer o download. Estou testando o EasyShare, que parece muito bom também. O OpenDrive também é muito bom, mas não oferecere "streaming" e algumas apostilas que estou fazendo vêm acompanhadas de arquivos de áudio.

Ainda em julho vou publicar diversos tutoriais para fazer os downloads, para avisar os amigos das publicações do blog e também para manter-se em contato.

Será adicionada uma enquete na barra lateral, aproveitem para indicar as matérias ou tópicos que precisam mais, darei prioridade à publicação dos tópicos mais solicitados.

Caso queira entrar em contato, use a página de contato para falar diretamente comigo.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Feed-back


Muitos me agradecem por compartilhar meu material aqui e em outros blogs, dizem que eu os ajudo em suas aulas mas há também o reverso da medalha: quanto mais eu compartilho e obtenho a opinião dos colegas, mais melhoro meu trabalho, e assim todos nós saímos ganhando.
Aliás sempre ganhamos quando compartilhamos, e isso aprendi tanto no site ESL Printables quanto nos grupos de ensino dos quais participo.
Quando preparamos material apenas para os alunos mas não o dividimos com os colegas não temos nenhuma opinião diferente da nossa, e os alunos (se as dão) são ignorados, por que afinal, o que é que eles sabem? (pensamos)
Dessa forma eu gostaria de pedir que quando você fizesse o download das apostilas, caso a use com seus alunos, postasse aqui seu comentário, ou pelo menos que gastasse alguns segundos a mais e clicasse nas “estrelinhas” ou na avaliação que está abaixo de cada postagem.
Para você isso irá significar apenas gastar mais uns segundos (que no final não farão tanta diferença) mas que para mim significam muito. Eu também quero melhorar como todo mundo, e a opinião dos colegas é muito importante nesse sentido.
Deixei no blog várias caixinhas de contato, caso queira sugerir algum tópico que ainda não tenha sido publicado, ou esteja precisando de algum tipo de trabalho que ainda não apareceu por aqui, não se acanhe. Os formulários de contato estão aí para que você sinta-se à vontade para comunicar-se comigo e tanto me dizer o que achou do meu trabalho quanto pedir ajuda caso seja necessária.
Meu tempo é curto como o seu, mas nunca me neguei a ajudar um aluno ou colega caso eu tenha como fazer isso.
Zailda Coirano

Apostilas e material de ensino


Esse não é o único blog que tenho para compartilhar material, tenho outros blogs onde compartilho jogos, dinâmicas, PowerPoint, ideias para introduzir novos tópicos, sugestões e preparação de aulas.
Para divulgar esse trabalho coloquei no rodapé do blog os links para todos os meus blogs ligados ao ensino (não somente de idiomas). Eu sei como é difícil começar e enfrentar o dia-a-dia da sala de aula sem experiência e mesmo para os colegas mais experientes às vezes é muito complicado encontrar material para trabalhar com as turmas.
Preparo material desde que comecei a dar aulas, em 1998. Considero importante que, mesmo que trabalhemos numa escola com metodologia própria e livros adotados, adicionemos nosso “toque pessoal”, que irá contemplar as necessidades individuais de nossos alunos.
Os livros didáticos são criados pensando-se na média dos alunos, mas nem sempre nossos alunos são exatamente iguais aos alunos idealizados para usar o livro. Na verdade quase nunca são. Algumas vezes precisam de mais prática em determinados tópicos, ou interessam-se mais por algum tipo de atividades contidas no livro e menos por outras.
O ensino não precisa ser chato e repetitivo, acredito mesmo que deva ser uma atividade dinâmica e criativa e que a novidade seja sempre a tônica do dia. Surpreender nossos alunos é o que de melhor podemos fazer, as coisas muito previsíveis tornam-se chatas e são ignoradas.
Pensando dessa forma, estou sempre criando material exclusivo para meus alunos e mesmo que tenha alguma coisa que possa ser usada sem problemas (com os anos vamos acumulando bastante material) sempre dou uma “mexidinha” para ficar mais parecido com a cara da classe que estou trabalhando naquele semestre.
Eu tinha a maior admiração por uma professora de português da escola onde eu era professora de espanhol, achava-a um exemplo a ser seguido, mas toda essa admiração esvaiu-se como fumaça quando um dia, ao sugerir uma atividade que não me lembro agora, ouvi dela:
- Não, eu faço assim há 30 anos e sempre deu certo, não vou mudar agora.
Eu fiquei estupefata. Como assim?!? A mesma coisa há 30 anos sem mudar nadinha? Não admira que ela sempre tivesse os exemplos na ponta da língua, dava a mesma aula há 30 anos! E a individualidade dos alunos? E duvido que o aluno de 30 anos atrás tenha o mesmo perfil dos alunos que ela tem agora.
Eu, que já era meio chegada às novidades (minha avó sempre dizia que eu vivia “inventando moda”), daquele momento em diante adotei essa tática de mudar e aperfeiçoar sempre meu material e minhas técnicas de ensino. Nunca, jamais quero chegar a dizer nem em cem anos:
- Eu sempre fiz assim e sempre deu certo.
Antes, quero dizer:
- Fiz dessa forma da última vez. Mas você tem alguma sugestão para melhorar?
Zailda Coirano

terça-feira, 3 de março de 2009

Motivos do blog

Já faz tempo que me cobram ajuda online no inglês e vou postar aqui as mais frequentes. Também publicarei palavras cruzadas, caça-palavras e outros arquivos para baixar e imprimir, espero que sejam úteis para ajudar em seu aprendizado!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails