quinta-feira, 12 de março de 2009

Tabuleiro para criar seu 'board game'

Tudo para divertir os alunos, para que 'estudem' pensando que estão brincando. Isto é tão verdadeiro que uma vez dei um jogo para uma classe de iniciantes e um dos alunos ficou de cara feia comigo. No final da aula perguntei qual era o problema e ele me respondeu, áspero:

- É que eu vim aqui para aprender e não para brincar.

Mostrei a ele que o objetivo do jogo era fixar o que eu tinha ensinado (no caso estava trabalhando os adjetivos em inglês, que seriam matéria de uma prova em poucas semanas, com o jogo do 'personagem oculto' - veja em COELHO DA CARTOLA). Ele ficou meio sem graça mas concordou.

A prova mostrou que eu estava certa porque poucos alunos erraram os adjetivos e depois disso ele começou a participar mais das brincadeiras porque percebeu que a idéia de que 'estudar' tem que ser chato e cansativo é puro preconceito.

Comecei a trabalhar com board games com meus alunos e a reação deles foi magnífica. Preparei então uma 'carcaça' para inserir a matéria que eu quero trabalhar e assim fazer o board game de forma mais rápida e com possibilidade de configurar exatamente do jeito que eu quero. Quem quiser fazer o download dessa 'carcaça', está o link logo abaixo. Pode servir como base para criar seus board games ou apenas para inspirar-se e criar sua própria 'carcaça' e assim divertir a garotada enquanto pratica o que ensinou.

Os adultos também gostam de jogar e você pode trabalhar com figuras ou texto, ou com os dois. No caso de trabalhar só com texto, insira umas figuras ou wordart para alegrar o seu game. Você pode imprimir depois em papel A4 normal e depois colar num papel mais grosso e passar contact (método mais trabalhoso e de 'teachers' caprichosas) ou então imprimir diretamente numa folha grossa tipo Filipaper.

Depois que aplicar o 'board game' me conte aqui como foi a reação dos seus alunos, ok?



assinatura

2 comentários:

  1. Olá, estava procurando pela internet algo que me facilitasse a vida para jogar algum jogo de tabuleiro com meu aluninho de 5 aninhos
    esse site me ajudou muito, amei!
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Ola, por favor pode reenviar o arquivo?

    ResponderExcluir

Antes de comentar, leia a Política de Publicação de Comentários do blog.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails