quinta-feira, 27 de maio de 2010

Apostilas e material de ensino


Esse não é o único blog que tenho para compartilhar material, tenho outros blogs onde compartilho jogos, dinâmicas, PowerPoint, ideias para introduzir novos tópicos, sugestões e preparação de aulas.
Para divulgar esse trabalho coloquei no rodapé do blog os links para todos os meus blogs ligados ao ensino (não somente de idiomas). Eu sei como é difícil começar e enfrentar o dia-a-dia da sala de aula sem experiência e mesmo para os colegas mais experientes às vezes é muito complicado encontrar material para trabalhar com as turmas.
Preparo material desde que comecei a dar aulas, em 1998. Considero importante que, mesmo que trabalhemos numa escola com metodologia própria e livros adotados, adicionemos nosso “toque pessoal”, que irá contemplar as necessidades individuais de nossos alunos.
Os livros didáticos são criados pensando-se na média dos alunos, mas nem sempre nossos alunos são exatamente iguais aos alunos idealizados para usar o livro. Na verdade quase nunca são. Algumas vezes precisam de mais prática em determinados tópicos, ou interessam-se mais por algum tipo de atividades contidas no livro e menos por outras.
O ensino não precisa ser chato e repetitivo, acredito mesmo que deva ser uma atividade dinâmica e criativa e que a novidade seja sempre a tônica do dia. Surpreender nossos alunos é o que de melhor podemos fazer, as coisas muito previsíveis tornam-se chatas e são ignoradas.
Pensando dessa forma, estou sempre criando material exclusivo para meus alunos e mesmo que tenha alguma coisa que possa ser usada sem problemas (com os anos vamos acumulando bastante material) sempre dou uma “mexidinha” para ficar mais parecido com a cara da classe que estou trabalhando naquele semestre.
Eu tinha a maior admiração por uma professora de português da escola onde eu era professora de espanhol, achava-a um exemplo a ser seguido, mas toda essa admiração esvaiu-se como fumaça quando um dia, ao sugerir uma atividade que não me lembro agora, ouvi dela:
- Não, eu faço assim há 30 anos e sempre deu certo, não vou mudar agora.
Eu fiquei estupefata. Como assim?!? A mesma coisa há 30 anos sem mudar nadinha? Não admira que ela sempre tivesse os exemplos na ponta da língua, dava a mesma aula há 30 anos! E a individualidade dos alunos? E duvido que o aluno de 30 anos atrás tenha o mesmo perfil dos alunos que ela tem agora.
Eu, que já era meio chegada às novidades (minha avó sempre dizia que eu vivia “inventando moda”), daquele momento em diante adotei essa tática de mudar e aperfeiçoar sempre meu material e minhas técnicas de ensino. Nunca, jamais quero chegar a dizer nem em cem anos:
- Eu sempre fiz assim e sempre deu certo.
Antes, quero dizer:
- Fiz dessa forma da última vez. Mas você tem alguma sugestão para melhorar?
Zailda Coirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a Política de Publicação de Comentários do blog.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails