sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Publicações de fevereiro

2007_school_escolaDepois de algumas semanas sem publicar nada estou de volta com muitas novidades e apostilas novinhas em folha, e espero que possam ajudar na sua preparação de aula e na prática de seus alunos.

A partir desse mês comecei a publicar as postagens em português porque descobri que a maioria dos meus leitores é mesmo do Brasil. A maioria são professores mas há também alunos que usam as apostilas para estudar por conta própria, portanto na medida do possível estou incluindo as respostas no final do trabalho, assim os alunos poderão checar suas respostas e poupará o trabalho dos colegas, que sei que são tão ocupados quanto eu.

No mês de fevereiro publicarei as apostilas que preparei em janeiro, que são 59, das quais apenas 4 serão publicadas em outros blogs (ESP, Cinema em Classe e Inglês com Música).

No mês de janeiro preparei vários textos pequenos para trabalhar interpretação, mas incluí na maioria deles também vocabulário e gramática. Alguns também contém jogos ou outras atividades sugeridas.

Desde dezembro estou preparando vários layouts com as formas do Word, o que torna as apostilas atrativas sem a necessidade do uso de muitas figuras (clipart) e as torna mais leves em sua versão doc. Depois de convertidas para pdf (que é o formato preferencial para compartilhar aqui no blog) elas ficaram um pouco pesadas porque usei a configuração com maior definição para não diminuir a qualidade das apostilas.

Esses layouts serão compartilhados aqui no blog em breve, assim você poderá baixá-los na versão doc (documento do Word) e inserir seu conteúdo e suas apostilas terão um aspecto bem “profissional” que cativará os alunos. Acredito que os alunos se interessam mais pela atividade se a apostila tiver um desenho atrativo, colorido e agradável. Quem discorda me desculpe, mas a esmagadora maioria dos profissionais especializados na área concorda comigo e minha própria experiência em sala de aula só tem confirmado essa verdade. Apostilas que são simplesmente cópias de colagens de livros contendo partes escritas a mão não estimulam o aluno a trabalhar com elas.

Da mesma forma que a comida, que pode ser deliciosa mas se estiver toda misturada no prato não despertará o apetite nem a vontade de experimentar, precisamos começar a cativar o aluno pelos olhos apresentando uma apostila visualmente agradável e unindo ao recurso visual também a possibilidade de explorá-lo em favor do aprendizado e entendimento dos tópicos ensinados.

Pelo menos 30% dos seres humanso são essencialmente visuais, ou seja, recordam-se do que viram (não necessariamente do que leram), portanto explorando o sentido da visão conseguiremos não só um interesse maior por parte do aluno mas também estaremos ajudando-o a lembrar-se do que foi ensinado ou praticado.

Algumas apostilas têm também uma versão preto & branco incluída, porque sei que a maioria dos colegas trabalha com cópias xerox, e dessa forma a cópia fica com maior qualidade e definição.

Nesse mês escolhi o Google Docs para abrigar as apostilas, já que muitos leitores reclamam que não conseguem fazer o download quando as apostilas estão em outros sites como o 4shared ou o Easyshare. Se a experiência for aprovada continuarei postando no Google Docs nos meses subsequentes, mas para que eu saiba se o resultado é melhor, precisarei da ajuda dos leitores dando sua opinião, postando seus comentários ao final das postagens, e relatando como foi sua experiência ao baixar, imprimir e usar as apostilas em classe. Dando seu testemunho você estará ajudando a melhorar meu trabalho, eu posto apostilas melhores, seu trabalho também fica mais fácil. Uma mão lava outra, você sabe como é…

As apostilas que preparei em dezembro serão publicadas assim que eu terminar de postar as de janeiro, provavelmente no final de fevereiro ou início de março, quando também publicarei as apostilas que preparar em fevereiro.

Assim sendo haverá pelo menos uma publicação diária (ou até mais de uma) durante esse mês. Para manter-se atualizado sobre as publicações siga-me no Twitter (você encontrará o link aqui no blog) ou no Facebook. Outras formas de receber notificações sempre que houver uma publicação são: seguir o blog ou inscrever-se pelo feed. Você encontrará todas essas opções na lateral e no rodapé do blog. Use-as para tornar a navegação mais confortável e o conteúdo mais proveitoso para você.

Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo formulário de contato que você encontrará na página de contato do blog (na parte superior, logo abaixo da cabeceira com o nome do blog).

assinatura rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a Política de Publicação de Comentários do blog.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails